Você está visualizando atualmente Cirurgias de Glaucoma: 85 Mil Brasileiros Buscam Tratamento em Cinco Anos
Cirurgias de Glaucoma 85 Mil Brasileiros Buscam Tratamento em Cinco Anos

Cirurgias de Glaucoma: 85 Mil Brasileiros Buscam Tratamento em Cinco Anos

Agênciabrasil Cirurgias de Glaucoma 85 Mil Brasileiros Buscam Tratamento em Cinco Anos. Entre os anos de 2019 e 2023, aproximadamente 85 mil brasileiros passaram por cirurgias para tratar o glaucoma, uma condição oftalmológica séria que afeta o nervo óptico e é a principal causa de cegueira irreversível no mundo. O cantor Marrone, por exemplo, recentemente se submeteu a um procedimento de emergência devido ao estágio avançado da doença em seus dois olhos, o que trouxe atenção renovada para o problema.

Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), somente no último ano, foram realizadas 20.248 cirurgias de glaucoma no Brasil, uma média de 55 procedimentos por dia. Os estados que lideraram em número de operações foram São Paulo, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

A maior parte dos pacientes diagnosticados com glaucoma consegue estabilizar a condição através de tratamentos com colírios. No entanto, em casos mais avançados, a cirurgia se torna necessária para evitar a progressão da doença e preservar a visão. Este tipo de intervenção é amplamente disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e é obrigatoriamente coberto pelos planos de saúde.

A informação desempenha um papel crucial na luta contra o glaucoma, pois a doença é frequentemente assintomática até que danos significativos tenham ocorrido no nervo óptico, resultando em perda irreversível de visão. Por isso, a detecção precoce através de consultas regulares com oftalmologistas é fundamental.

Além do monitoramento da pressão intraocular, exames como campimetria e tomografia são essenciais para o diagnóstico preciso e o acompanhamento da progressão da doença. O uso de medicamentos adequados, tratamentos a laser e cirurgias também são importantes para controlar o glaucoma e proteger a visão a longo prazo.

O aumento da pressão intraocular é o principal fator de risco para o desenvolvimento do glaucoma, mas fatores como histórico familiar, miopia severa e hipermetropia também aumentam a suscetibilidade à doença. Estudos indicam que a prevalência de glaucoma é maior em pessoas pretas e pardas comparadas aos brancos, especialmente após os 40 anos de idade.

Embora o tratamento possa estabilizar a condição e evitar a perda adicional de visão, o glaucoma não pode reverter a perda visual já ocorrida. Portanto, a conscientização, a educação e o acesso a cuidados oftalmológicos adequados são cruciais para mitigar os impactos desta doença ocular devastadora.

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários